Enersugar
Enersugar reúne fornecedores para palestras e confraternização e homenageia Dorival Finotti

28/12/2022

Enersugar reúne fornecedores para palestras e confraternização e homenageia Dorival Finotti

A usina Enersugar realizou na quinta-feira (22/12) a 2ª Reunião dos Fornecedores de Cana-de-Açúcar, cuja programação incluiu palestras com especialistas no setor, confraternização e homenagem ao sócio fundador recém falecido, Dorival Finotti. O evento foi realizado no Clube Banespinha de Palmital, com abertura de muita emoção pelas homenagens prestadas pelos sócios e diretores ao agrônomo, empresário e produtor rural que morreu em 30 de novembro, aos 73 anos. 
 

Além de grande número de produtores parceiros da usina, estiveram presentes o prefeito de Ibirarema, José Benedito Camacho, o Camachinho, o presidente da Assocana, Bruno Garcia Moreira, diretores da Credicana e representantes de entidades rurais e convidados. Representando os acionistas, participaram os sócios Dirceu Finotti e Sylvio Ribeiro, acompanhados de familiares, da esposa e filhos de Dorival Finotti. 
 

dfdssdO diretor-geral Melchiades Terciotti abriu o encontro revelando que a Enersugar atingiu todas as metas previstas para 2022 e chegou a excelentes resultados mesmo em ano de muitas dificuldades, incluindo uma guerra (Ucrânia), lembrando que a usina possui estrutura operacional profissionalizada que possibilita segurança em todas as atividades. Ele ressaltou ainda as contribuições de Dorival Finotti para com a estruturação dos negócios, com a visão de inovação e empenho em oferecer o melhor para os envolvidos nas atividades da Enersugar. 
 

Sylvio Ribeiro disse que os bons resultados são frutos da confiança entre os acionistas, diretores, funcionários e produtores e que a Enersugar tem como mérito contar com os melhores profissionais comandados por diretores e gerentes experientes no setor. O sócio se emocionou ao lembrar os desafios vencidos e os exemplos de Dorival Finotti, tido para ele como irmão, que buscava sempre a inovação e era incansável no trabalho. 
 

IAC - O Instituto Agronômico de Campinas (IAC) também prestou homenagem por meio do pesquisador Ricardo Kanthack, que falou em nome do diretor-geral Marcos Landell, lembrando a parceria de Dorival Finotti com a instituição desde a década de 1980 para o melhoramento genético de lavouras e o estímulo a diversas tecnologias agrícolas no Médio Paranapanema. Ele revelou que Finotti também contribuiu com a estruturação do curso de agronomia da Fema de Assis, que terá foco na produção vegetal e na gestão do agronegócio. 


O advogado e irmão Dirceu Finotti lembrou da parceria de vida e de negócios mantida com o irmão Dorival, destacando que a Enersugar foi concebida cientificamente para ser empresa com critérios de governança e metas de crescimento, o que garante a estabilidade e a manutenção dos negócios. “Estes princípios serão mantidos e não vamos medir esforços para cumprir todas as metas de crescimento”, ressaltou o sócio, afirmando que os ideais de Dorival permanecerão presentes na filosofia da usina. 
As homenagens foram encerradas com um vídeo sobre a vida de Dorival Finotti, desde a infância na Água da Espanholada, em Palmital, até a fundação da Enersugar, com depoimentos de familiares, parceiros, amigos e colaboradores da usina. 

Encontro reuniu sócios, diretores, representantes de entidades e fornecedores da Usina Enersugar

 

PALESTRAS ORIENTAM AGRICULTORES
As palestras realizadas na 2ª Reunião dos Fornecedores de Cana-de-Açúcar foram ministradas por especialistas no setor sucroalcooleiro. A primeira, com o tema “Planejamento Varietal da Cultura da Cana-de-Açúcar”, foi ministrada por Renê de Assis Sordi, consultor da EnerCana. O especialista traçou o panorama do setor e apresentou dados sobre a produção dos canaviais, além abordar os problemas que interferem no aumento do rendimento nas lavouras. 
Renê Sordi também falou de fatores que limitam a produtividade dos canaviais, orientando os produtores a como evita-los, e destacou a importância do planejamento para o sucesso das lavouras, além de falar sobre a importância da escolha das variedades com maior potencial de rendimento. O consultor orientou para o uso de agentes biológicos que melhoram o desempenho dos canaviais, enfatizou as novas tecnologias para a produção de energia e tratou das exigências ambientais para o setor nos próximos anos. 

Palestra fez recomendações para a implantação e o desenvolvimento das lavouras de cana-de-açúcar

Arnaldo Luiz Corrêa, diretor da Archer Consulting, falou sobre “Perspectiva de Mercado para a Próxima Safra Canavieira”, apresentando históricos com dados de produção, de rendimento, de comercialização e de políticas para os derivados de cana com o objetivo de traçar um cenário positivo para o setor nos próximos anos. Com relação ao etanol, o especialista destacou a perspectiva de rentabilidade devido ao atrelamento da cotação aos preços praticados no mercado internacional de combustíveis. 
Corrêa abordou também as situações do mercado internacional do açúcar que, mesmo com a forte concorrência da Índia, ainda tornam a atividade promissora para o Brasil, além de mostrar dados com tendência de aumento do consumo do produto em vários países. O consultor, que falou sobre fatores que podem incentivar ou retrair a atividade, defendeu que a atividade tem perspectiva de crescer nos próximos anos devido à demanda mundial que pode transformar a agroindústria nacional na principal exportadora de sacarose.

Consultor falou sobre o mercado sucroalcooleiro e traçou um panorama positivo para o setor nos próximos anos

 


USINA BUSCA CRESCIMENTO DE 30% NA MOAGEM EM 2023

Valter Sticanella destacou os resultados da Enersugar em 2022 e apresentou a expectativa para a próxima safra

O encerramento da reunião foi realizado pelo gerente agrícola Valter Sticanella, que apresentou dados apurados nesta safra pela Enersugar, que atingiu as metas de produtividade e de rendimento estabelecidos no início do ano. A usina, que encerrou os trabalhos em 23 de dezembro, moeu 1,035 milhão de toneladas de cana-de açúcar, com produtividade média de 87,2 toneladas por hectare e números muito positivos no rendimento da extração de açúcar. 
Valter informou que a Enersugar contou com 144 produtores durante a safra para a colheita de cana em 270 propriedades de 20 municípios da região, com raio médio de 40 quilômetros. O gerente informou que foram 221 dias de trabalho, com aproveitamento de 59,7% do tempo, devido aos 73 dias de chuvas (44 com o registro de precipitações). Valter também apresentou um comparativo da produção da usina, que tem como meta aumentar 30% a moagem em 2023, chegando a 1,3 milhão de toneladas, além de buscar ampliação nos demais indicadores.
O gerente disse que, para atingir as metas estabelecidas, a Enersugar oferece vantagens atrativas e benéficas aos fornecedores, como o fornecimento gratuito da torta de filtro usada como fertilizante que garante melhor rendimento dos canaviais. Os materiais, que são gerados em grande volume nos processos industriais da usina, são entregues nas propriedades. 
Segundo o diretor agrícola, para incentivar novas parcerias e ampliar o número de fornecedores, a Enersugar oferece cinco opções de contratos. Pelo sistema, inovador para o setor na região, o agricultor pode escolher pelo modelo de remuneração que mais atenda às suas necessidades. A usina também oferece serviço de fomento ao plantio, com a disponibilização de mudas, insumos, apoio tecnológico e outros serviços. 

 

 

AGRICULTURA DO FUTURO

Equipe da BM Drones fez apresentação dos equipamentos durante o evento da Usina Enersugar

A BM Drones, de Cândido Mota, participou da reunião de produtores organizada pela Enersugar e apresentou equipamentos que oferecem tecnologia e inovação para o desenvolvimento da agricultura. Com o serviço aéreo, que evita a ação invasiva e o amassamento de lavouras, são possíveis a aplicação concentrada de defensivos, a avaliação por imagem de áreas produtivas, os procedimentos de controle biológico e o monitoramento de doenças e pragas nas lavouras.