Enersugar
Enersugar faz trabalho de conscientização contra maus-tratos a animais

27/04/2023

Enersugar faz trabalho de conscientização contra maus-tratos a animais

Trabalhar pela permanente evolução dos índices de produtividade industrial aliada à responsabilidade social e ambiental. Este é um dos pilares da filosofia de gestão da Usina Enersugar. Desde sua implantação, em 2020, a empresa desenvolve iniciativas por meio do setor de Qualidade e Meio Ambiente com o objetivo de fomentar a cultura da sustentabilidade entre os colaboradores e na comunidade em que está inserida. 

Placas de alerta contra o abandono de animais foram instaladas nas imediações da Usina Enersugar

Neste mês, a Enersugar realiza diversas atividades como parte do Abril Laranja, que tem como objetivo conscientizar para a prevenção da crueldade contra os animais. Os trabalhos são desenvolvidos pela supervisora Elisângela de Souza e pela analista ambiental Jéssica Diniz, juntamente com os responsáveis de todos os setores da usina. 
Como forma de alerta e prevenção aos maus-tratos a animais, foram instaladas placas na entrada do pátio e às margens da vicinal no perímetro da usina. Os dispositivos indicam que a Enersugar não compactua com o abandono de animais, como ocorre frequentemente nas proximidades da empresa, e indica o telefone 181 para denúncias sobre a prática considerada criminosa. 

 

A Enersugar também promoveu diálogos de Meio Ambiente em todos os setores durante a terça-feira (25/04) para orientações sobre a campanha Abril Laranja, visando alertar para a questão do abandono dos animais e informar sobre como combater e denunciar a prática. A intenção, segundo a equipe responsável pelas atividades, é conscientizar os colaboradores e a população para a importância da adoção responsável e reduzir os maus-tratos. 

 

ABRIL LARANJA – De acordo com material distribuído pela Enersugar, a campanha foi criada pela Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra os Animais, que defende tratamento gentil e respeitoso aos animais, além da devida proteção legal. No Brasil, a Lei Federal nº 9.605/1998 determina que abusos, maus-tratos, ferimentos ou mutilações contra animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, são crimes com pena de prisão e multa. 

Diálogos de Meio Ambiente foram realizados para disseminar informações sobre a campanha e incentivar a adoção de animais

Segundo a empresa, animais vivendo em más condições, sem água ou alimento, bem como os sem assistência veterinária para tratar doenças, os presos a correntes e os abandonados, também são considerados como vítimas de crueldade. Estatísticas apontam que o Brasil tem quase 185 mil animais (96% de cães e 4% de gatos) sob a tutela de ONGs e protetores. 

 

A Enersugar informa que a população pode reportar os casos de maus-tratos às prefeituras, bem como ao Ministério Público, ao Ibama e às polícias Civil e Militar. Existe ainda o Disque-Denúncia 181.  Conforme dados da Delegacia Eletrônica de Proteção Animal (Depa), da Secretaria da Segurança Pública, as denúncias aumentaram entre 2020 e 2021 devido à maior conscientização da população.