Enersugar
Enersugar lança programa permanente voltado à segurança dos colaboradores

09/05/2023

Enersugar lança programa permanente voltado à segurança dos colaboradores

Cuidar da integridade física e mental dos colaboradores é um dos pilares da filosofia de trabalho desenvolvida pela Usina Enersugar. A integração de atividades preventivas na rotina de trabalho se tornou o diferencial da empresa que, durante a terceira safra concluída em 2022, atingiu dois anos sem acidentes com afastamento. Agora, as ações ganham ainda mais força com a implantação de um programa permanente voltado à segurança e à saúde no ambiente de trabalho. 


O programa SEG+ Enersugar foi criado pelo Comitê de Segurança da empresa com a proposta de manter medidas permanentes de garantia da segurança e do bem-estar dos funcionários. O Comitê foi criado em outubro de 2022, por solicitação do diretor-industrial Antônio Carlos Viesser, com o intuito de implementar e fortalecer a Cultura de Segurança da Enersugar. 

Diálogos de segurança serviram para informar colaboradores sobre o SEG+ Enersugar

O Comitê de Segurança é formado pelo diretor-industrial Antônio Viesser, por supervisores e pelo engenheiro de segurança. As propostas do programa foram apresentadas a todos os colaboradores da Enersugar durante os “diálogos de segurança” (DSs) realizados no dia 28 de abril, quando se comemorou o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho.

A iniciativa é baseada em oito pilares que têm como objetivo implementar ações, procedimentos e ferramentas para garantir um ambiente cada vez mais seguro na Enersugar. As atividades para consolidar a filosofia preventiva da empresa estão baseadas em processos de orientação, reporte, intervenção, procedimento, comunicação, inspeção, atitude e conquista.

Trabalho educativo ocorreu em todos os setores da usina

“Esses pilares são divulgados em formato de diálogos de segurança semanais para os setores. Também haverá atividades individuais com o intuito de implementar as ações necessárias para que cada pilar do SEG+ Enersugar entre efetivamente em execução”, explicou a supervisora de Qualidade e Meio Ambiente, Elisangela de Souza, que integra comitê. 


“Nenhum programa ou ação é possível se cada um de nós não tiver engajamento com a segurança. O nosso comportamento seguro é a base para que cada pilar funcione”, pontuou Elisangela. “Nós, do Comitê de Segurança e a direção Enersugar, contamos com o apoio de todos para que o programa possibilite zerar os acidentes na usina. Criar uma cultura de segurança forte e resiliente é o caminho para esta conquista”, finalizou. 

Iniciativa prevê procedimentos constantes para a prevenção de acidentes, a garantia da saúde e a promoção da qualidade de vida dos colaboradores