09/06/2023
A Usina Enersugar chegou nesta sexta-feira (09/06) ao seu terceiro ano de produção de açúcar, etanol e energia elétrica. A empresa, que trouxe um novo paradigma para o setor canavieiro da região, iniciou oficialmente a moagem em 9 de junho de 2000, após um amplo processo de reativação da planta industrial em Ibirarema.
A Enersugar foi fundada pelos irmãos Dorival (falecido em 30 de novembro de 2022) e Dirceu Finotti, em sociedade com Sylvio Ribeiro do Valle Mello Júnior. A empresa representou um divisor de águas no setor sucroalcooleiro da região do Médio Vale do Paranapanema, entre os estados de São Paulo e Paraná, graças ao desenvolvimento acelerado que alcançou mesmo em meio às incertezas da pandemia da Covid.
Os sócios Sylvio Ribeito, Dirceu Finotti e Dorival Finotti com os diretores Melchiades Terciotti (geral) e Antônio Viesser (industrial)
A Enersugar fortaleceu o agronegócio regional e supriu as lacunas deixadas por usinas e destilarias paralisadas, gerando empregos e fomentando a cultura da cana-de-açúcar. Ao adotar moderno conceito de gestão, com ações bem definidas nos setores da administração, da indústria e de gerenciamento do setor agrícola, a usina se tornou referência para a região.
O aprimoramento com base em novos preceitos de trabalho e no treinamento das equipes é característica importante da Enersugar que investe permanentemente na melhoria dos processos de gerenciamento e de produção, tanto na indústria quanto na unidade de cogeração elétrica. Há também a valorização dos colaboradores com ações efetivas para a segurança no trabalho, a qualificação profissional, o fomento às lideranças e a qualidade de vida.
A Enersugar desenvolve ainda projetos de responsabilidade ambiental e social que visam a sustentabilidade na região. Outro diferencial é a relação com os fornecedores, que têm à disposição modelos de contratos com cinco opções de remuneração que podem ser previamente definidas pelos produtores rurais.
PRODUÇÃO CRESCENTE - Desde sua criação, a Enersugar superou uma sucessão de desafios, principalmente para o aprimoramento da planta industrial. Na safra-teste, entre junho e outubro de 2020, a usina moeu 350 mil toneladas de cana-de-açúcar, que produziu 21 mil toneladas de açúcar VHP (alto teor de sacarose) e 13 milhões de litros de etanol.
Na primeira safra completa, em 2021, afetada pelas intempéries da seca prolongada e fortes geadas, o volume de processamento de matéria-prima mais que dobrou, chegando a 740 mil toneladas de cana, resultando em 61 mil toneladas de açúcar VHP e 23 milhões de litros de etanol, além da cogeração de 41 mil MWh de energia elétrica.
Em 2022, foi registrado um novo salto de produção, quando foram moídas 1,035 milhão toneladas de cana, com produtividade média de 87,2 toneladas por hectare e números muito positivos no rendimento da extração de açúcar. A empresa melhorou os índices de qualidade para atingir a produção de 89,9 mil toneladas de açúcar, 26,7 milhões de litros de etanol e a cogeração de 39,2 mil MWh de eletricidade.
OTIMISMO - Para a safra 2023, iniciada em maio, a Enersugar projeta crescimento de 40% no recebimento de matéria-prima, com base em contratos já firmados, com expectativa processar 1,4 milhão de toneladas de cana. As perspectivas continuam otimistas para a empresa, que espera atingir a moagem de 2 milhões de toneladas até a safra 2026/2027.