25/09/2023
Participaram as principais empresas do agronegócio da região do Médio Vale do Paranapanema para discutir projetos de inovação para o setor
O diretor-geral da Usina Enersugar, Melchiades Donizete Terciotti, foi o mediador da primeira mesa do 1º Simpósio de Inovação e Tecnologia realizado entre segunda e terça-feira da semana passada (18 e 19 de setembro) pela Unesp, na sede da Associação Comercial e Industrial de Assis (Acia). Participaram das discussões sobre tecnologia e inovação os representantes dos principais conglomerados do setor agroindustrial que atuam na região do Médio Vale do Paranapanema.
Na manhã de terça-feira (19/09), Melchiades foi o moderador da mesa “O agronegócio como vetor de desenvolvimento tecnológico, econômico, social e sustentável”. Ele apresentou os participantes, sugeriu os temas para discussão e fez a mediação dos debates que incluíram muita troca de experiências de projetos inovadores levados a efeito em cada uma das empresas. Dirigentes do Grupo Nova América, da Tereos Amidos e Adoçantes do Brasil, da Coopermota, da Agroterenas (AGT) e do Grupo Cocal, se revezaram nas apresentações das respectivas empresas e discorreram sobre os projetos tecnológicos e de inovação que desenvolvem.
O diretor do Grupo Nova América, Fábio de Rezende Barbosa, falou sobre o uso da tecnologia no sistema de transporte da empresa para alcançar economia de combustível, sistematizar as rotas dos veículos e otimizar a logística do trabalho no campo. João Guilherme Domingues Iglezias, diretor de operações agrícolas da AGT, apresentou diagnóstico sobre as limitações da conectividade na região e discorreu sobre a importância de inserção de jovens do mercado de trabalho voltado à tecnologia como forma de desenvolver o setor.
João Paulo Artuzzi, gerente de Excelência Operacional e Sustentabilidade da Tereos, apresentou a empresa, falou das prioridades no setor de amidos e, em vídeo, mostrou a sequência do processo industrial do milho, desde o recebimento do produto das lavouras, até o embarque dos diversos subprodutos para o mercado nacional e internacional. O diretor comercial e novos produtos da Cocal, André Gustavo Alves da Silva, falou sobre o audacioso projeto da empresa na produção de biometano e de biofertilizantes, que inclui um sistema de transporte do biogás, já em funcionamento, por meio de uma rede de tubos entre Paraguaçu Paulista e Presidente Prudente.
A mesa foi encerrada com Sandro Amadeu, superintendente técnico-comercial da Coopermota, que apresentou o trabalho de desenvolvimento do milho safrinha iniciado na região e que ganhou o Brasil, que hoje produz supersafras do produto graças às pesquisas e ao desenvolvimento de técnicas de plantio cultivo e colheita pela cooperativa agrícola. Em entrevista aos veículos de comunicação da região, Melchiades elogiou a Unesp pela iniciativa do evento e avaliou o simpósio como de grande importância para as empresas, professores e estudantes. “O trabalho desenvolvido nas empresas deve ser mostrado ao público como forma de incentivar o empreendedorismo e atrair pesquisadores e novos profissionais interessados em inovar o setor”, enfatizou.