Enersugar
Melchiades Terciotti, CEO da Enersugar, comanda mesa em simpósio da Unesp

25/09/2023

Melchiades Terciotti, CEO da Enersugar, comanda mesa em simpósio da Unesp

Participaram as principais empresas do agronegócio da região do Médio Vale do Paranapanema para discutir projetos de inovação para o setor

Generated by Embed Youtube Video online

 

O diretor-geral da Usina Enersugar, Melchiades Donizete Terciotti, foi o mediador da primeira mesa do 1º Simpósio de Inovação e Tecnologia realizado entre segunda e terça-feira da semana passada (18 e 19 de setembro) pela Unesp, na sede da Associação Comercial e Industrial de Assis (Acia). Participaram das discussões sobre tecnologia e inovação os representantes dos principais conglomerados do setor agroindustrial que atuam na região do Médio Vale do Paranapanema.
 

Na manhã de terça-feira (19/09), Melchiades foi o moderador da mesa “O agronegócio como vetor de desenvolvimento tecnológico, econômico, social e sustentável”.  Ele apresentou os participantes, sugeriu os temas para discussão e fez a mediação dos debates que incluíram muita troca de experiências de projetos inovadores levados a efeito em cada uma das empresas. Dirigentes do Grupo Nova América, da Tereos Amidos e Adoçantes do Brasil, da Coopermota, da Agroterenas (AGT) e do Grupo Cocal, se revezaram nas apresentações das respectivas empresas e discorreram sobre os projetos tecnológicos e de inovação que desenvolvem.
 

O diretor do Grupo Nova América, Fábio de Rezende Barbosa, falou sobre o uso da tecnologia no sistema de transporte da empresa para alcançar economia de combustível, sistematizar as rotas dos veículos e otimizar a logística do trabalho no campo. João Guilherme Domingues Iglezias, diretor de operações agrícolas da AGT, apresentou diagnóstico sobre as limitações da conectividade na região e discorreu sobre a importância de inserção de jovens do mercado de trabalho voltado à tecnologia como forma de desenvolver o setor.
 

João Paulo Artuzzi, gerente de Excelência Operacional e Sustentabilidade da Tereos, apresentou a empresa, falou das prioridades no setor de amidos e, em vídeo, mostrou a sequência do processo industrial do milho, desde o recebimento do produto das lavouras, até o embarque dos diversos subprodutos para o mercado nacional e internacional. O diretor comercial e novos produtos da Cocal, André Gustavo Alves da Silva, falou sobre o audacioso projeto da empresa na produção de biometano e de biofertilizantes, que inclui um sistema de transporte do biogás, já em funcionamento, por meio de uma rede de tubos entre Paraguaçu Paulista e Presidente Prudente.
 

A mesa foi encerrada com Sandro Amadeu, superintendente técnico-comercial da Coopermota, que apresentou o trabalho de desenvolvimento do milho safrinha iniciado na região e que ganhou o Brasil, que hoje produz supersafras do produto graças às pesquisas e ao desenvolvimento de técnicas de plantio cultivo e colheita pela cooperativa agrícola. Em entrevista aos veículos de comunicação da região, Melchiades elogiou a Unesp pela iniciativa do evento e avaliou o simpósio como de grande importância para as empresas, professores e estudantes. “O trabalho desenvolvido nas empresas deve ser mostrado ao público como forma de incentivar o empreendedorismo e atrair pesquisadores e novos profissionais interessados em inovar o setor”, enfatizou.