Enersugar
Enersugar participa do Seminário de Inovações da Udop em Araçatuba

28/11/2023

Enersugar participa do Seminário de Inovações da Udop em Araçatuba

A equipe do setor agrícola da Usina Enersugar participou do 6º Seminário de Inovações realizado na semana passada pela União Nacional da Bioenergia (Udop), no Campus da UNIP, em Araçatuba. O evento, entre quarta (22/11) e quinta-feira (23/11), reuniu representantes de empresas do setor sucroalcooleiro e de institutos de pesquisa de todo o país para apresentar as novidades tecnológicas e as tendências para o aprimoramento da produção de açúcar, álcool e bioenergia. 


A Enersugar foi representada pelo gerente agrícola Valter Sticanella que estava acompanhado dos supervisores Laércio Cassiano (controle agrícola), Adão Camparsi de Mello (fertirrigação e torta de filtro), Gustavo Coneglian (assistência técnica, prospecção de campo e plantio) e Marco Aurélio Mendonça (assistência técnica, prospecção de campo e plantio). Houve também a participação do gestor de contratos de cana Mário Ribeiro. 
 

Valter foi o moderador do Painel II do segmento Mecanização/Automotiva, realizado na manhã da quarta-feira, em evento cujas palestras abordaram “O uso das Smart Machines como ferramenta para a performance agronômica e financeira”, com André do Amaral (Grunner), “Estimativa de ATR visando colheita inteligente”, com Rouverson Pereira da Silva (Unesp/FCAV – Jaboticabal) e “Novo Volvo FMX Autônomo para Transbordo de Cana”, com Jeseniel Cassias Valerio (Volvo Caminhões).

Valter Sticanella, gerente agrícola da Enersugar, foi moderador de painel durante evento
 

O gerente agrícola da Enersugar, responsável por apresentar os palestrantes e conduzir a discussão no painel, destacou a importância do Seminário da Udop que reuniu representantes de usinas e de empresas de todo o país. Valter enfatizou a programação como um momento de troca de experiências para o desenvolvimento da cadeia produtiva que representa importante parcela do agronegócio brasileiro e que busca constantes melhorias para promover a sustentabilidade no campo. 
 

Uma frente importante ressaltada pelo gerente da Enersugar é utilização dos subprodutos das usinas, que antes eram considerados problemas, como fontes de nutrição para as lavouras. Como exemplo, Valter citou a utilização da vinhaça e da torta de filtro como substitutos dos fertilizantes químicos importados. Os produtos, explicou, têm custo muito reduzido em comparação aos industrializados e geram grandes benefícios ao desenvolvimento dos canaviais, além de promover a agricultura regenerativa com o sequestro de carbono.
 

O gerente agrícola destacou que, com o objetivo de beneficiar os agricultores parceiros, a Enersugar fornece os produtos a custos reduzidíssimos aos seus fornecedores na região, contribuindo para que eles tenham excelente rendimento nos canaviais com um custo muito reduzido. Valter destacou ainda que a aplicação da vinhaça nas lavouras compensou o déficit hídrico verificado em alguns períodos deste ano e auxiliou no desenvolvimento das plantas, evitando perda de qualidade na matéria-prima.