Enersugar
Produção de açúcar na 2ª quinzena de abril aumentará 73,1%, aponta levantamento da S&P

10/05/2024

Produção de açúcar na 2ª quinzena de abril aumentará 73,1%, aponta levantamento da S&P

Analistas consultados sugerem que a fabricação do adoçante pelas usinas do Centro-Sul totalizará 1,73 milhão de toneladas no período

 

A produção de açúcar na região Centro-Sul do Brasil deve ter alcançado 1,73 milhão de toneladas na segunda quinzena de abril, marcando um salto de 73,1% na comparação anual, de acordo com uma consulta da S&P Global Pesquisa Commodity Insights com 13 analistas. A coleta de informações foi feita em 9 de maio.

 

 

“Dadas as condições climáticas secas na maioria das regiões produtoras, são esperados números robustos tanto para a moagem de cana quanto para a produção de açúcar”, disse a analista de açúcar da S&P Commodity Insights, Bianca Guimarães. “As usinas com retorno programado devem ter retomado suas operações, incentivadas pelas condições de seca, exceto se surgissem problemas de manutenção”, completa.

 

A expectativa do mercado é que a União da Indústria de Cana-de-açúcar e Bionergia (Unica) divulgue os números oficiais de produção nos próximos dias.

 

No levantamento da S&P, a estimativa para a moagem de cana na segunda quinzena de abril variou de 27,8 milhões de toneladas a 35,8 milhões de toneladas. A projeção média é de 33,21 milhões de toneladas, aumento de 54,9% no ano.

 

levantamento sp 100524

 

Por sua vez, a expectativa para a concentração de Açúcar Total Recuperável (ATR) por tonelada de cana-de-açúcar é de 115,99 kg/t, marcando um aumento de 3,1% ante o mesmo período da safra anterior. Além disso, a proporção de cana utilizada para a fabricação da commodity deve ter sido de 47,2%, também acima dos 43,5% do ano anterior, conforme a média das estimativas.

 

Já a produção total de etanol na quinzena – considerando cana-de-açúcar e milho – foi projetada em 1,48 bilhão de litros, alta de 48,6% ano a ano. Dentro desse volume, 1,04 bilhão de litros seriam de hidratado, o que marcaria um aumento de 95,9% em relação à safra anterior.

 

Por fim, a produção de etanol anidro na segunda metade de abril deve ter totalizado 440 milhões de litros, um aumento de 25,7% frente ao ano anterior, segundo a média das respostas dos analistas à pesquisa.

 

Preços

 

Na quarta-feira, 8, a Platts avaliou o preço do etanol hidratado nas usinas da região de Ribeirão Preto (SP) a 14,76 centavos de dólar por libra-peso – o valor desconsidera o impacto dos créditos de descarbonização (CBios).

 

Desta forma, a companhia, que é parte da S&P Global Commodity Insights, considerou que o açúcar negociado na ICE, em Nova York, tinha um prêmio de 4,84 centavos de dólar por libra-peso sobre o preço do etanol hidratado. Na quarta-feira, o contrato com vencimento em julho encerrou a sessão a 19,60 centavos de dólar por libra-peso.

 

Fonte: NovaCana - Foto: TRILUX FOTOGRAFIAS---61 999731323-contato@triluxfotografias.com