04/09/2024
Iniciativa aproveitará tecnologias inovadoras para descoberta de genes e componentes biológicos destinados à proteção da lavoura
O Centro de Tecnologia Canavieria (CTC) e a PlantArcBio (TASE: PLNT), empresa israelense de biotecnologia agrícola, especializada em descoberta de genes e componentes biológicos para melhorar as características das culturas agrícolas, anunciam uma colaboração global em P&D.
O objetivo é descobrir novas moléculas e aproveitar tecnologia inovadora para controlar biologicamente as pragas da cana-de-açúcar. A colaboração pretende somar as experiências da PlantArcBio e do CTC para desenvolver um novo método destinado ao controle de pragas prejudiciais à cultura.
Segundo o Ministério da Agricultura brasileiro, 1,8 bilhão de toneladas de cana-de-açúcar é produzido anualmente em todo o mundo em 27 milhões de hectares de terras aráveis. O Brasil é o maior produtor de açúcar do mundo e o segundo maior produtor de etanol de cana. A cana-de-açúcar desempenha um papel significativo na estratégia de transição energética do Brasil. A cultura representa mais de 15% da matriz energética total do país e está na vanguarda das discussões como a mais relevante para aplicações em energias renováveis.
No entanto, as pragas da cana-de-açúcar afetam gravemente a produtividade da cultura todos os anos, com prejuízos elevados. Com esta parceria, o CTC e o PAB pretendem acelerar a inovação em tecnologias de proteção de culturas, para que os agricultores possam produzir canas mais saudáveis e resilientes para acelerar a transição energética.
“O desenvolvimento de novas tecnologias que possam controlar eficazmente as pragas críticas da cana-de-açúcar é uma prioridade máxima para o CTC, a fim de maximizar o rendimento para os nossos clientes, ao mesmo tempo que promove a agricultura sustentável”, disse Sabrina Chabregas, Diretora de P&D do CTC. “No CTC temos a visão de dobrar a produtividade da cana-de-açúcar no Brasil nos próximos 20 anos. Acreditamos que esta colaboração realmente acelera a nossa capacidade de inovar em direção a esta visão”, acrescenta Sabrina.
“Estamos entusiasmados em unir forças com o CTC e formar uma aliança estratégica no setor canavieiro.” disse Dr. Dror Shalitin, fundador e CEO da PlantArcBio. “Queremos aproveitar nossa experiência em descoberta de genes e componentes biológicos, desenvolvida ao longo de anos de colaboração bem-sucedida com parceiros estratégicos, e expandir nossa tecnologia para a cana-de-açúcar”, acrescentou Shalitin.
Segundo ele, esta oportunidade permite à empresa israelense aplicar as suas soluções inovadoras a novas áreas, com a missão de melhorar a produtividade e a sustentabilidade agrícola e reforçar a segurança alimentar global e a transição energética.
Fonte: Andréia Vital/Jornal Cana - Foto: Reprodução Jornal Cana