Enersugar
IAC apresenta novas variedades de cana e incentiva produção sustentável

05/10/2022

IAC apresenta novas variedades de cana e incentiva produção sustentável

O complexo da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado montado na Agrishow, maior feira de máquinas e implementos agropecuários do mundo, conta com um espaço para apresentar o que há de novo no setor de cana-de-açúcar. O Instituto Agronômico (IAC) conta com 14 variedades expostas no local, sendo oito liberadas entre 2021 e 2022. São variedades modernas, que atendem às condições de solo e clima de diversas regiões do Brasil, além do polo sucroenergético paulista.

Mauro Alexandre Xavier, pesquisador científico e ocupando o cargo de diretor do Centro Avançado de Pesquisa e Desenvolvimento de Cana do instituto, garante que as novas variedades são “superavançadas”, frutos do programa de melhoramento genético.

O pesquisador explica que para se chegar nesse resultado, o processo é longo, podendo se estender por até 12 anos, começando pela hibridação, caracterização e seleção, até chegar à liberação como produto.

Mais novidades

No estande, mais duas exposições chamam atenção. A primeira é um sistema inédito de multiplicação de mudas pré-brotadas, uma tecnologia que pode contribuir para a produção rápida de mudas, associando elevado padrão de fitossanidade, vigor e uniformidade de plantio. Outro grande benefício está na redução da quantidade de mudas necessárias no campo.

A nova tecnologia desenvolvida pelo Programa Cana do IAC aumenta a eficiência e os ganhos econômicos na implantação de viveiros, replantio de áreas comerciais e renovação e expansão de áreas de cana-de-açúcar. “É uma forma para o produtor acessar mais rapidamente as novas variedades”, argumenta Xavier.

A segunda é uma estrutura que mostra como as mudas podem ser cultivadas de forma mais sustentável, utilizando um painel solar.

Todo o trabalho do IAC tem o objetivo de integrar várias tecnologias. “O Instituto Agronômico, por meio de suas várias linhas de pesquisas, pode contribuir para a finalidade da produtividade de três dígitos (acima de 100 toneladas por hectare, na média de cinco cortes)”, finaliza o pesquisador.

A 27ª edição da Agrishow se estende até sexta-feira (29/04), em Ribeirão Preto.

Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento